ao.skulpture-srbija.com
Coleções

Do templo aos intervalos: surf no Sri Lanka

We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Desiree Bilon e o fotógrafo Sean Brody mergulham nas ondas do Sri Lanka, mas também reservam um tempo para o templo.

AS ONDAS ESTAVAM quebrando em Whiskey Point. Mas quando chegamos, o vento estava forte e o sol estava forte. Condições não ideais, mas a água era turquesa - quente, convidativa. Apenas um punhado de outros surfistas estava na água.

Observei as ondas por alguns minutos antes de remar no canal, bem ao lado das rochas. A ansiedade típica que geralmente me atormenta enquanto surfo em um novo local parecia não ter nenhum efeito sobre mim naquele dia. O remo foi fácil porque as ondas não eram muito grandes. A maioria dos conjuntos foram apenas na altura do peito com o conjunto maior estranho. O tamanho das ondas, no entanto, não era o motivo pelo qual me sentia tão à vontade. A sensação deve ter me seguido desde o templo.

O sacerdote hindu residente no templo de Okanda que realiza pujas diariamente de acordo com a divindade do templo.

Ao amanhecer, encontramos Fawas, o presidente do Arugam Bay Surf Club, e quatro dos melhores surfistas locais, na estrada principal de Arugam Bay, na costa leste do Sri Lanka. Dirigimos 45 minutos para o sul de Okanda, não apenas a segunda parada favorita dos locais na área, mas também uma parada importante para pessoas de todo o país que participam da peregrinação anual Kataragama Pada Yatra em julho.

A van parou. Eu pulei e comecei a descarregar as sete pranchas de surfe para liberar uma saída para os surfistas na parte de trás.

"Você se importa em esperar os rapazes irem ao templo antes de sairmos?" Fawas nos perguntou. “Eles gostam de orar às vezes antes de entrar na água.”

“Claro que não nos importamos”, respondi.

"Podemos ir também?" Perguntou Sean. Sean foi o fotógrafo oficial da viagem. O Escritório de Promoção do Turismo do Sri Lanka nos convidou para conferir o surf na baía de Arugam e nos arredores.

Suuuure”, Respondeu Fawas, arregalando os olhos. Essa parecia ser uma de suas respostas favoritas; ouvimos isso muitas vezes durante aquela semana.

Caminhando solenemente até o templo hindu, por um caminho cheio de gente, me senti como se estivesse em algum tipo de procissão. O cheiro de mar no ar estava sendo gradualmente substituído pelo leve cheiro de incenso.

Surfistas locais da Baía de Arugam orando no templo de Okanda durante a peregrinação anual Katargama Pada Yatra em julho.

“Há muitos membros hindus no clube de surf?” Eu estava curioso.

“Apenas alguns: há Puchi, nossa secretária Krishantha e um outro surfista chamado Prancise. A maioria dos rapazes do clube é budista e eu sou muçulmano. ”

Sean, Fawas e eu tiramos nossos óculos de sol e os colocamos em nossos bonés. Estacionamos nossas sandálias fora dos portões do templo, na areia. Quando entramos, a luz mudou - ficou mais escura e pesada. O ar também.

Os surfistas estavam em meio a uma cerimônia. Eles tinham acabado de acender o incenso e estavam juntando a fumaça com as mãos e puxando-a para si. À direita dos meninos, um peregrino esperava com um coco na mão. Assim que os meninos terminaram de se encharcar com a fragrante fumaça preta, Sean e eu fomos surpreendidos por um baque alto. Os restos de um coco estavam no chão.

“Os hindus quebram cocos para ter sucesso e prosperidade”, explicou Fawas.

Um peregrino exibe um tilak branco, marca aplicada pelo sacerdote durante uma visita ao templo.

A bateria começou a bater em algum lugar ao fundo e parecia que todos desaceleraram para acompanhar o ritmo, como se estivessem em transe. O ritmo profundo atraiu os surfistas para a parte coberta do templo, onde vários bateristas estavam sentados. Sean e eu seguimos Fawas ao longo do lado esquerdo do perímetro fechado.

Eu apenas fiquei lá ouvindo os tambores, respirando o ar levemente enfurecido e tentando sacudir pequenas moscas de areia dos meus tornozelos. Vermelho, dourado, azul, verde - cores vibrantes dançaram na frente dos meus olhos com a batida. Eu moro no México, então estou acostumada a colorir. Mas estes tinham uma qualidade diferente; eram pesados, da mesma forma que a luz e o ar, e o peso era inebriante. Eu podia sentir isso se tornando parte de mim. Nesse devaneio, eu estava me expandindo em níveis diferentes, acabava de abrir a porta uma pequena fresta para um mundo etéreo, o suficiente para ter um vislumbre.

Ao sair, pessoas curiosas se aglomeraram ao nosso redor. Um homem agarrou o pulso de Sean. Sua esposa, uma senhora de óculos com cabelos trançados em uma longa trança, agarrou meu antebraço. Eles insistiram que cada um de nós escolhesse uma cor para a pulseira e as amarraram firmemente em torno de nossos pulsos direitos. Eles foram um presente, eles nos disseram, por vir ao templo. Quando você estava no caminho certo em sua vida, eles disseram, as pessoas às vezes lhe davam coisas de graça para ajudá-lo em seu caminho.

O autor e Fawas, presidente do Arugam Bay Surf Club, voltam de um surfe em Whiskey Point.

Quando finalmente chegamos à praia em Okanda, uma pequena onda limpa de mão direita estava se soltando das rochas. É verdade que era pequeno, mas rápido, e secretamente eu o teria surfado. Mas os outros insistiram que fôssemos para Whiskey Point, onde as ondas estariam quebrando mais.

Sentado na fila de Whiskey Point, esperando por uma onda, me senti calmo. Isso era incomum para mim. Eu estava feliz por estar na água. Eu nem me importava se pegasse uma onda.

"Você pegou uma onda?" Puchi, um dos meninos da Baía de Arugam, me disse enquanto passava remando. Eu não tinha certeza se era uma pergunta ou um pedido.

"Isso está ok. Você vai. Não estou com pressa ”, respondi. Eu estava aproveitando o momento, contemplando minha experiência mística no templo em Okanda.

Quando eu peguei um, ele se alinhou perfeitamente. Eu atirei no rosto e fiz uma grande curva inferior. De lá, eu deslizei até a borda e voltei para baixo. Eu tinha ganhado velocidade demais e tive que reduzir para pegar a onda novamente. Eu surfei pelo que pareceu um bom tempo. E quando a onda chegou ao fim, eu sabia que mais estavam a caminho.