Interessante

Admiráveis ​​novos viajantes: lições sobre a vida que só as viagens podem ensinar

Andy Gee tem dezesseis anos e está no último ano da Escola San Leandro em San Leandro, CA. Ele foi um dos 3 alunos que receberam a bolsa Matador Travel Scholarship e viajou para a Nicarágua neste verão com uma organização sem fins lucrativos chamada Global Glimpse.

NESTE VERÃO, tive a oportunidade maravilhosa de viajar para a Nicarágua com um grupo diversificado e talentoso de alunos do ensino médio da Bay Area. O Programa de Liderança Coro Exploring e o Matador me deram uma bolsa para participar. Viajamos para a Nicarágua com o Global Glimpse, um programa sem fins lucrativos que oferece a estudantes de baixa renda a oportunidade de viajar para o exterior e conhecer o mundo.

Esta foi minha primeira viagem solo para fora dos EUA, viajando com alunos que nunca havia conhecido antes. Fiquei entusiasmado com esta viagem porque queria aprender mais sobre diferentes culturas e ter uma melhor compreensão do mundo. Ao longo da viagem, muitas das minhas opiniões e perspectivas sobre o mundo foram desvendadas inúmeras vezes. Essa viagem abriu meus olhos para como o mundo realmente é, com questões da vida real que pude vivenciar em primeira mão. Essa experiência me levou aos meus limites físicos e emocionais e me ajudou a crescer dramaticamente.

Quando entrei no avião no aeroporto de São Francisco, não tinha certeza se conseguiria sobreviver por três semanas. Quando cheguei à Nicarágua, me senti deslocado. Estava quente, úmido e desconfortável. Eu vi coisas como estradas danificadas e lixo em todos os lugares que me incomodaram porque eu não estava acostumada.

Aprendemos muito sobre a história da Nicarágua e entrevistamos muitos habitantes locais em León. O programa teve muitas atividades e desafios para nos ajudar a entender o mundo.

Um dos desafios que enfrentei nesta viagem foi me colocar na pele de um nicaraguense. Esse desafio exigia que eu vivesse com um dólar por dia. Ao longo de 24 horas, tive que tomar banho de balde, comer apenas arroz e feijão, não ter acesso à eletricidade e trabalhar em uma fazenda ajudando nosso anfitrião, Arturo, em tarefas como capinar a terra com facões. Depois de meia hora de trabalho nos campos, eu estava suando e ofegante. Imaginar Arturo trabalhando quatro hectares de terra com seu filho todos os dias, realmente me despertou do que consideramos natural em casa como água corrente e comida. Embora essa experiência tenha me desgastado fisicamente, realmente me ajudou a entender como é a vida na Nicarágua.

A única experiência que mudou completamente minha vida foi ir para o lixo. O lixão é um aterro onde as pessoas procuram recicláveis ​​para vender e sustentar suas famílias. Quando cheguei lá, fiquei completamente enojado com o que vi; adultos e adolescentes, até mesmo crianças, vasculhavam montes de lixo recém-despejado dos caminhões de lixo. Havia moscas por toda parte, o cheiro de lixo em compostagem era insuportável e as pessoas se espalhavam por toda parte tentando sobreviver ao dia.

Entrevistamos Maria, uma das líderes do grupo encarregada do lixão. Ela nos disse: “A vida é muito difícil aqui na Nicarágua; trabalhamos todos os dias das 5h às 13h em busca de recicláveis ​​para vender e sustentar nossas famílias ”. Não havia regulamentos de segurança do trabalhador ou condições de trabalho seguras. Seu salário mínimo era baseado na quantidade de recicláveis ​​que podiam encontrar e, muitas vezes, seu salário seria de um a dois dólares por dia, se tivessem sorte.

Eles comeram a comida que encontraram no café da manhã, almoço e muitas vezes levaram comida de volta para suas famílias. Fiquei impressionado com o que vi; ainda assim, encontrei a motivação e a inspiração para ajudar comunidades como as do lixão. Ao sair do lixão, descobri um novo significado para a pobreza. Essa experiência realmente me despertou do sonho que eu tinha de um mundo perfeito e harmonioso, e me mostrou que o mundo real não é perfeito, não é próspero e não é fácil. Assim, ganhei uma nova perspectiva de minha própria vida.

Em vez de reclamar de coisas que não tinha, agora sou grato pelas coisas que tenho. Enquanto estou em casa reclamando que meu computador é muito lento, as pessoas na Nicarágua nem mesmo têm seus próprios computadores para usar.

Aprendi muito sobre a vida e as disparidades de riqueza, educação e moradia com essa experiência. Isso me fez pensar mais sobre os outros e minha comunidade. Essa viagem me mostrou em primeira mão as questões urgentes que afetam o mundo neste momento, me permitiu caminhar na pele de um nicaraguense e me inspirou a fazer algo sobre a questão da pobreza.

Ao voltar desta viagem, estou mais consciente do que me rodeia e começo a usar as experiências que testemunhei na Nicarágua para melhorar a vida de outras pessoas. Isso me motivou ainda mais a me tornar um ativista comunitário mais forte para criar e iniciar mais projetos que melhorem a comunidade. Testemunhei coisas que nunca teria imaginado ver em minha vida antes. Essa experiência me permitiu olhar o mundo por uma lente diferente.

Também prestamos muitos serviços comunitários na Nicarágua. Ensinamos inglês a alunos de 12 a 38 anos. Foi muito divertido e muito inspirador ver todos os alunos aprenderem e usarem o que lhes ensinamos. Também tivemos que criar nosso próprio projeto de serviço comunitário que ajudasse a comunidade. Nosso projeto era criar placas que lembrassem as pessoas de jogar fora seu lixo e colocá-lo em latas de lixo. Os outros projetos do grupo eram traduzir mitos e lendas para o inglês para o Museu de Mitos e Lendas e um mapa do Mercado Central.

Pessoalmente, depois de visitar muitas organizações e conversar com muitas pessoas, eu e outro Glimpser pegamos o dinheiro que arrecadamos e doamos para Las Tias, uma organização que mantém as crianças fora da rua de trabalhar e fornece uma creche para os pais.

Além de aprender constantemente, também me diverti muito na Nicarágua. Conheci muitas pessoas excelentes, incluindo nossos coordenadores de programa, Miguel, Lester e Morena. Desenvolvi relacionamentos ao longo da vida com essas pessoas incríveis. Escalamos um vulcão ativo, o Cerro Negro, nadamos em um lago vulcânico, Laguna Asososca, e dormimos em uma prisão mal-assombrada no meu aniversário. Fizemos fogos de artifício no quarto de julho, assistimos às finais da Copa do Mundo e exploramos a cidade por conta própria. Essa viagem nos deu a liberdade de explorar e vivenciar o mundo com nossos próprios olhos.

Viajar é uma coisa tão bonita. Ele permite que você saia de sua concha e aprenda sobre o mundo. Você experimenta novos alimentos, lugares e culturas. Existem pessoas incríveis no mundo que você conhece e desenvolve relacionamentos para toda a vida. É muito divertido e permite que você aprenda muito sobre si mesmo. Se você tiver a chance de viajar, aproveite e não se arrependerá. Quando você começa a viajar, torna-se uma emoção tão grande que você não quer parar.