Coleções

Às vezes me sinto culpado por não "mergulhar mais no Japão".

Às vezes me sinto culpado por não

Morgan deBoer come no Chili’s quatro vezes em uma base no Japão.

EU COMI curry japonês e experimentei corações de frango no estilo Yakitori. Tomei habu-sake e chu-oi, e cantei no karaokê de Bruce Springsteen bem tarde da noite.

Eu preparo sopa de missô do zero e uso os pauzinhos para comer arroz, mesmo quando ninguém está olhando. Pego o trem e pago sanduíches de sorvete em máquinas de venda automática com meu cartão Suica.

Meus vizinhos secam algas na praia pública ao lado da minha casa e meu outro vizinho é uma horta comunitária. Assinei um contrato que proíbe o uso de sapatos em minha casa. Tenho licença para dirigir aqui e um carro minúsculo.

Eu experimentei um tufão.

Mas eu não sou expatriado destemido.

Algumas semanas atrás, comi uma batata assada em um churrasco do Memorial Day que participei trazendo salsicha e Anchor Steam. Quando cheguei aqui e morava em um quarto de hotel na base da Marinha, assisti muito a House Hunters International e alguns VH1.

Quando saímos do referido quarto de hotel, foi porque os tradutores, que trabalham para a Marinha, nos ajudaram a encontrar um lugar para morar. Eu comi no Chili's na base pelo menos quatro vezes e bebi Fat Tyres no Officer’s Club três vezes.

Eu viajo de trem com meu marido três dias por semana para poder usar a academia e a biblioteca da base. Quando o homem do gás veio ligar nossa eletricidade e gás, tive que usar o Google Translate no meu iPhone para dizer a ele como planejava pagar minhas contas.

Então, eu sou muito chato.

Eu chamo minha casa pelo Skype e conto para minha família sobre nossas aventuras japonesas, mas às vezes também me sinto um pouco culpado por não “mergulhar mais no Japão”. Eu sinto que não experimentei o Japão como visitante porque estou muito ocupado morando aqui.

Quase um ano atrás, meu marido escolheu um emprego em Yokosuka, no Japão e, em algum momento no outono, recebemos ordens militares oficiais para nos transferirmos de San Diego.

Durante meses, tudo o que podíamos fazer para nos preparar era ler sobre o Japão, contar para nossa família e amigos que estávamos indo embora e fazer centenas de listas de tarefas que não poderíamos começar por meses, então todas elas simplesmente se perderam ou foram jogadas fora.

Então, quando finalmente começamos uma contagem regressiva de 6 meses até a partida, Brant partiu para um destacamento no Afeganistão e eu queimei minha procuração planejando nossa mudança.

A papelada era exaustiva. Encontrei ótimos recursos online que criam listas de verificação para ajudar a entender toda a porcaria que você tem que fazer antes de se mudar para o exterior com os militares, mas cada escritório com o qual tive que coordenar tinha horários e requisitos diferentes e, por causa do uso excessivo de siglas, alguns dias eu sentia como se todos estivessem falando uma língua que eu não conhecia. Comecei a tirar cochilos.

Quando Brant voltou para casa em segurança, tínhamos um mês antes que a mudança chegasse e esvaziamos o primeiro apartamento que ambos chamamos de casa. Era uma sensação estranha e ruim ficar sentado em um carro alugado fora do prédio para o qual eu não tinha mais a chave. Então me lembrei que alugamos um Mustang conversível novo para fazer cross country e nossa primeira parada foi em Vegas.

Eu me animei imediatamente.

Brant tirou 30 dias de licença, então saímos de férias longas. Quando finalmente chegamos ao Japão, parecia que estávamos “nos movendo” há muito tempo. Eu disse a todos que foi o jet lag que me fez dormir tanto no início. Mas meus ossos estavam apenas cansados.

Minha primeira imagem do Japão foi a vista de uma janela de ônibus. Isso levou meu marido, eu e mais 20 pessoas da Base da Força Aérea de Yokota, onde entramos no Japão, para a Base da Marinha de Yokosuka, onde viveríamos. Sempre me lembrarei de esperar o ônibus sair, de ver algumas pessoas rindo e brincando e fumando do lado de fora. Eles embarcaram no ônibus ainda conversando, mas quando saímos da base e dirigimos lentamente pelas ruas onde de repente éramos todos analfabetos funcionais, eles ficaram quietos. O silêncio foi como um coletivo, "Puta merda".

Eu disse ao meu irmão, que mora em China Town na Filadélfia, que às vezes estar aqui parece uma China (mas obviamente o Japão) Town nos Estados Unidos. Mas nunca acaba. Desço a rua, passando por senhoras se protegendo do sol com guarda-sóis, barracas de legumes e frutos do mar, pessoas em bicicletas e placas em japonês, e tudo é quase familiar, mas não exatamente.

Nada aqui é tão diferente quanto eu pensei que seria, mas nada é igual quando eu quero que seja. E tudo é difícil por causa da barreira do idioma.

Nós ficamos na base por quase três semanas antes de nos mudarmos para nossa casa a 8 km da base, uma viagem de 40 minutos de carro ou 10 minutos de trem. Quando meu marido estava trabalhando, eu não tinha certeza de como gastar meu tempo.

Alguns dias eu andava pela base para sentir a localização de edifícios importantes, como o hospital e o Starbucks. Alguns dias eu fazia mais de uma viagem desnecessária ao comissário apenas para ter algo para fazer. Um dia, montei o ônibus espacial em toda a volta da base porque tinha ar-condicionado e eu estava entediado. Todos os dias, tentava fugir da equipe de limpeza que entrava e arrumava a cama enquanto eu, desconfortável, observava ou lembrava que precisava de outra xícara de café grátis no saguão.

Fomos a uma orientação obrigatória de uma semana, que deveria ser chamada de “Como não fazer papel de bobo e / ou ser preso no Japão”. Um de meus apresentadores favoritos mostrou a foto de um lutador de sumô curvando-se, comprando algo em uma máquina de venda automática. Ao lado dele estava uma garotinha japonesa em outra máquina de venda automática, cuidando de seus próprios negócios.

Todo mundo meio que riu e gemeu quando ele mostrou isso. O apresentador disse: “Aqui no Japão, pontas de sumô são legais. Tenha cuidado ao usar os valores americanos para julgar os japoneses em seu próprio país. ” Eu pensei muito sobre isso.

Encontrei uma casa com a ajuda do escritório habitacional da base. No primeiro dia, antes de olhar para qualquer coisa, escrevi uma lista de itens “obrigatórios”. Eu escrevi “casa tradicional de uma única família japonesa perto de surf, supermercado e estação de trem”, o que parecia bastante razoável.

Eu olhei em uma pasta de casas disponíveis e meio que cegamente apontei para três delas que pareciam promissoras, e um tradutor marcou um horário para nós vermos. Conversei com algumas pessoas que olharam dezenas de casas aqui antes de assinarem um contrato de arrendamento, então não sei se tivemos sorte ou apenas muito confiantes porque fomos com o primeiro lugar que gostamos depois de olhar para apenas três casas.

Temos duas salas de tatame tradicionais (uma que usamos como quarto), aquecimento tradicional japonês de circulação no banheiro e um banheiro louco com controle remoto. Podemos caminhar até um ponto de ônibus, mercearia, correio e vários restaurantes, e estamos a uma curta viagem de bicicleta de duas estações de trem. O único problema é que meu marido é alto demais para todas as portas.

Acabei passando muito tempo no escritório do tradutor e ouvi algumas conversas interessantes que me ajudaram a ter uma ideia de como as pessoas se sentem sobre viver fora da base no Japão.

Muitas pessoas estão tão entusiasmadas quanto eu, fazem muitas perguntas e sorriem muito. Algumas pessoas preferem estar em Virginia Beach ou Pensacola e odeiam tudo o que o agente mostra a elas porque é pequeno e antigo. E algumas pessoas estão totalmente nervosas e não sabem o que está acontecendo.

Uma das minhas coisas favoritas a fazer aqui é a mercearia. A barreira do idioma pode ser frustrante quando procuro algo específico, mas se vou cometer um erro hoje porque não falo japonês, prefiro que seja no supermercado do que na estação de trem. Se eu acho que estou comprando cereal e de alguma forma acabo com peixe seco (um exemplo extremo, não consigo ver isso acontecendo), simplesmente não vou comprá-lo novamente. Descobrir como chegar em casa seria mais difícil.

Assista o vídeo: PARE DE SE CULPAR!