Diversos

10 ondas que você nunca encontrará

Chris Burkard e a equipe passam semanas, meses, até anos planejando expedições que resultam em alguns dos dias perfeitos capturados aqui. Só não peça a eles para dizer onde estão.

Caribe

Fui refém de um grupo de surfistas sedentos por ondas que compraram uma passagem para mim para um destino secreto. Meu primeiro olhar pela janela me disse que estávamos chegando ao Caribe, mas desde o momento em que o avião tocou o solo até nosso destino final foi uma série de curvas que não conseguia lembrar se minha vida dependia disso.

Chegando à praia, vi a forma borrada de um barril azul perfeito, que é o que todos estaríamos surfando nos próximos dias. Eu não tinha ideia de como cheguei lá ou como voltar para casa, mas olhando para o que estava na minha frente, sair foi o último pensamento em minha mente.

Índia

Aproximando-nos de dois pescadores, nos apresentamos, tentando explicar nossa busca por ondas da melhor maneira que podíamos. Com centenas de idiomas falados na Índia, as chances de se comunicar com qualquer pessoa através da linguagem falada eram quase nulas. Para nossa sorte, um dos homens falava uma forma de hinglish (hindu / inglês). Tentar explicar a ele que estávamos procurando ondas grandes que esperávamos pegar, apontando para as nossas pranchas como se isso ajudasse. Olhando confuso, ele apenas balançou a cabeça e os dois foram para a praia.

Sem pistas a seguir, decidimos caminhar em direção ao oceano de qualquer maneira e ver se havia alguma promessa de surf ao longo da costa. O som de uma onda quebrando soou em nossos ouvidos e de repente todos paramos por um momento. A segunda onda quebrou e nós rapidamente nos olhamos e aceleramos nosso ritmo quando finalmente conseguimos uma vista do oceano. Naquele exato momento, uma onda perfeita desabou na praia. Os pescadores olharam para além dos sets, tentando descobrir por onde navegar com o barco após a quebra. Eu só posso sorrir pensando em quantos dias por ano eles tiveram esse dilema de evitar o surf perfeito em suas praias.

Nantucket

Chegando em Nantucket, a primeira coisa que comecei a perceber é que cada ponto é uma barra de areia em constante mudança. Uma mancha sem forma em um mês de repente se torna uma moldura em A descascando no mês seguinte. Fazendo nosso caminho ao redor da ilha, descobrimos que os ventos haviam mudado com a tarde - com certeza trariam ventos offshore em um lado específico da ilha.

Caminhando pela grama da praia, olhamos para baixo, para uma costa vazia e um pico perfeito com os ventos, como nos disseram, começando a se deslocar para o mar. Horas depois, a onda parecia muito diferente e, em alguns dias, a areia provavelmente mudaria. A onda solitária iria embora tão rápido quanto apareceu.

Washington

O ar estava frio e úmido. Cada passo na trilha trazia um pouco de medo. Milhas depois, a trilha se abria para as rochas e restos de madeira da praia. Coníferas alinhavam-se na costa rochosa e parecia haver mais pegadas de urso do que pegadas humanas. O número de pessoas que conhecem as melhores condições para marcar esta vaga pode ser contado em uma mão.

Califórnia do Norte

Dirigindo pela costa, a névoa permaneceu espessa. Vinte minutos no interior o tempo estava seco e quente, mas por enquanto eu permanecia com minha jaqueta e calça de inverno. Mais tarde naquele dia, a névoa começou a se dissipar e eu tive meu primeiro vislumbre da costa. A água parecia fria como sempre. Nenhum carro à vista.

Eu fiz meu caminho através do mato como conjunto após conjunto formado a partir do canal de águas profundas correndo para a costa rochosa. A espera valeu a pena. Agora eu só precisava reunir coragem para remar.

Nova Zelândia

Você pode mapear uma costa inteira e marcar os melhores ângulos de ondulação e vento, mas só quando você realmente chegar é que tudo começa a fazer sentido. Dirigindo pela costa da Nova Zelândia, fiz questão de mapear todos os intervalos potenciais para visitar e verifiquei religiosamente cada um. Eu marquei alguns pontos, mas fui skunked mais vezes do que não.

Ainda assim, com todo o planejamento, em um momento a forma de uma onda no canto do seu olho pode mudar tudo. É quando você salta do planejado para o não planejado, e muitas vezes é o momento mais emocionante de qualquer viagem. Encontrar essa onda foi apenas isso - fizemos uma curva fechada em U, depois levamos a van para um campo e começamos a descer os penhascos rochosos. Mesmo que este local tivesse sido surfado antes de hoje, nos sentimos como exploradores pousando em algo melhor do que havíamos planejado. Meu mapa tem notas rastreando cada dia e onda que surfamos. Esta onda, entretanto, permanece sem mapeamento.

Japão

Se você quer surfar no Japão, o que importa é quem você conhece, e passamos a semana inteira fazendo amizade com um shaper local e lenda do surf. Foi incrível passar um tempo nesta cultura, mas as ondas não foram gentis conosco. Nosso último dia chegou e começamos a fazer as malas para o nosso vôo quando de repente soubemos que um tufão em alto mar estava enviando uma onda de ondas.

Correndo para este local um pouco antes de nosso vôo, surfamos até que a tempestade se tornou muito forte. Correndo na chuva, pulamos na van e corremos para o aeroporto.

Oceano Índico

O Oceano Índico tem muitas ondas de classe mundial. Embora essa onda possa não ser considerada uma, ela quebra assim mais vezes por ano do que você gostaria de contar. Para as crianças da região, o oceano é um playground, e elas agiram como se tivessem visto essa cena um milhão de vezes. Todos os outros nesta viagem estavam pirando com o quão perfeito o tínhamos conseguido.

Índia

Os moradores nadaram nas águas rasas, curtindo a noite com algumas roupas lavadas. Foi surreal ver ondas tão incríveis quebrando sem ninguém além de alguns surfistas prestando atenção nelas. Os índios olharam para nós quando outro conjunto veio rompendo o exterior da enseada rochosa. Apontei e gritei para um dos caras da viagem: "Você viu aquele conjunto!"

Assim que apontei, todos os habitantes locais saíram da água e começaram a procurar o que eu apontei. Eles pareciam estar observando a onda, mas duvido que muitos deles pensassem em surfá-la do jeito que estávamos. Eles se viraram e sorriram, acenando e apontando para a onda. Não é de se admirar que ninguém nunca ouça falar de ondas na Índia - a maioria dos habitantes locais nunca viu ninguém surfando nelas.

Califórnia Central

O litoral, que é tão frequentemente crivado de fortes ventos terrestres, recompensará os pacientes o suficiente com algumas sessões noturnas de surfe vítreas por ano. Sendo os únicos que estavam perto o suficiente para perceber isso a tempo, tínhamos a praia e as ondas só para nós. Demorou anos a vasculhar esta costa até encontrar este local, que não é acessível por estrada e está escondido debaixo de falésias.