Interessante

Powderquest Patagonia: Relatório de viagem de Devin McDonell

Três gringos abrem caminho para o sertão argentino em uma missão quase abortada de “polvo perfecto”. Devin McDonell envia este relatório dos Andes (fotos da câmera de Mindy Fishel):

Terça

Saindo de Las Leñas, ficamos sabendo que Bariloche teve boas tempestades de frio. Mas, na chegada, somos recebidos com chuva e uma previsão de três dias de chuva, chuva e mais chuva - não apenas no nível do lago, mas até o topo dos picos de 2.000 pés que planejamos esquiar.

Não é um bom sinal.

Quarta feira

Está cerca de 50 graus. Pegamos um 4 × 4 por uma estrada tortuosa de terra e neve, o mais longe que podemos. Atravessamos vários rios transbordantes. As expectativas de esqui são definidas como baixas.

Abandonamos o veículo, caminhamos pela estrada na lama até podermos colocar nossas peles. Em seguida, subimos pela floresta e, finalmente, saímos para a crosta mortífera varrida pelo vento. “Powderquest” não teve um começo forte. Não falamos sobre nada e rimos da situação. Para nossa surpresa, a chuva parou.

“Powderquest” não teve um começo forte.

No cume, o vento é diferente de tudo que eu já vi. As rajadas são tão fortes que o som machuca nossos ouvidos. A até 70 mph, eles parecem mais ondas de choque do que rajadas de vento.

Nosso guia, Jorge, entra em um estado de pânico menor e começa a dar ordens. Rimos de algumas de suas diretivas e tiramos fotos. O que não ajuda seu pânico.

Tentamos nos enrolar contra o vento. Jorge faz uma pergunta importante: “Vocês esquiam bem, sim?”

Nós nos perguntamos o que aconteceria se a resposta fosse "não".

Não é uma das maravilhas do inverno.

Nós esquiamos no estilo de sobrevivência, voltamos para o hotel.

Quinta feira

Começamos na base do Cerro Catedral, a estação de esqui local. Para os East Coasters entre vocês, imagine a gôndola Stowe original - em novembro. Aqui e ali, a sujeira mostra manchas de neve de um mês. A gôndola parece prestes a desmoronar.

Do topo da gôndola, continuamos em peles até o cume e emergimos por uma fenda no cume. Nós olhamos para vários milhares de pés de crosta de vento. Podemos ver o Frey Hut do outro lado do vale - 2.000 pés para baixo e depois outros 1.000 pés para cima, sob uma série de picos e torres.

A paisagem é dominada por lama e rocha. Os picos têm neve, mas parece feio. Nós vestimos nossas mochilas de 20 quilos, escolhemos nosso caminho para baixo, esfolamos nosso caminho para cima e chegamos à cabana.

Sexta-feira

À noite, começa a chover. Chove o dia todo. Melissa está lutando para lutar contra um resfriado. À tarde, três de nós saímos para a chuva e subimos cerca de 1.500 pés em direção a algo que à distância parece neve. Quando chegamos lá, encontramos cerca de meio centímetro de crosta de vento crocante amolecida pela chuva. Não há visibilidade.

Por algumas horas, fazemos algo do nada.

De volta à cabana, o gato residente se torna nosso mascote.

Sábado

A tempestade aumenta. De manhã, nós nos aventuramos e corremos divertidos em uma tigela suave, a apenas cerca de 15 minutos da cabana. À tarde, a neve fica mais pesada e a visibilidade piora. Rimos um do outro lutando na neve.

Conseguimos fazer seis corridas.

Domingo

É mais parecido com isso.

Acordamos em um paraíso de inverno: o sol brilhando, 20 a 20 centímetros de neve fora da cabana. A Patagônia que havíamos imaginado finalmente se revela.

Saímos da cabana às 10, damos três voltas seguras na tigela. Pó lindamente carregado de vento. Céus de pássaros azuis. Mais tarde, subimos até uma inclinação mais íngreme, apenas para descobrir que as condições são muito precárias.

Nós esquiamos apenas a metade inferior. Mas é íngreme. O pó chega até os joelhos e não desliza. Encerramos o dia com uma pele até o topo de uma rampa aberta. Chegamos ao topo às 6h15 e estamos de volta à cabana às 7h, exaustos.

Conseguimos nos reunir para nosso último jantar na cabana, e três garrafas de vinho depois estão proporcionando diversão para sete franceses que acabaram de chegar. Estimamos os números para o dia: 9 horas esquiando, 1.500 metros de escalada, 1.500 piadas sobre nosso guia, o gato e funções corporais. Pó virgem sem fim.

Segunda-feira

Jorge e eu acordamos cedo para esquiar na rampa principal do vale antes de termos que esfolar. As condições parecem perfeitas, mas à medida que nos aproximamos da saída da rampa, cavamos um pequeno fosso para encontrar uma camada de estabilizador de vento instável. Nós decidimos contra isso.

A Patagônia que havíamos imaginado finalmente se revela.

Continuamos por uma rota mais segura e, em vez disso, descemos uma rampa mais aberta. A neve é ​​“polvo perfecto” (pó perfeito) que chega até os joelhos. No final, Melissa se junta a nós. Arrancamos dois terços da rampa e esquiamos novamente.

A jornada de volta para casa envolve esquiar por entre as árvores, cruzar um rio e, em seguida, uma subida de 2.000 pés até outra lacuna no cume. Os últimos 30 metros são pura comédia, envolvendo uma combinação de escalada em rocha, escalada no gelo, embalagem de botas, esfola e, de outra forma, apenas enfiar os pés em qualquer coisa, tentando dar mais um passo em direção ao cume.

Indo até que a luz se apague.

Chegamos à lacuna no cume às 4 horas, completamente impressionados com o quão hardcore somos. Nosso guia não nos dá os elogios que merecemos.

Na longa descida de volta ao estacionamento, as rodas se soltam completamente. Mindy perde o esqui. Ele desce cerca de um quarto de milha sem ela. Os últimos 500 pés verticais são lama e rocha.

Chegamos ao carro às 6 horas, machucados e exaustos, mas de alguma forma sentindo que conseguimos tudo o que queríamos.

Jorge nos leva para jantar. Ficamos fora até 2:30 da manhã. Viva Argentina!

Conexão da Comunidade

Você tem um relatório de viagem que deseja enviar? Envie para nós.